PROJETOS

Olá a Tod@s, 

Em agosto último  a Associação de Motociclista Monstros Moto Clube, entidade civil, de direito privado, sem fins lucrativos, lançou na rede social (web) as bases para o Projeto  RODAS PARA A VIDA: acelerando a cidadania, desenvolvido pelo Moto Clube e que irá atender um grupo específico de  pessoas (carentes), com necessidades especiais. 

Claro que o foco do projeto está na atenção a pessoas portadoras de deficiência física e pacientes com Diabetes, selecionadas através de critério bem definidos. Mas não é tudo, elencamos duas entidades assistenciais que  também irão receber alimentos, material de limpeza e higiene pessoal, entre outros ítens.  

Inicialmente parece um projeto ambicioso, e o é, bem por que, irá finalizar em 04 de dezembro do corrente ano, com  atividades que aos poucos informaremos, onde que esperamos irá marcar  positivamente e em definitivo a presença do Moto Clube Monstros na Grande Florianópolis e  na sociedade em geral, levando o ideal do motociclista responsável  e comprometido com o social aos lares catarinense. 

Adianto que jamais poderíamos ter iniciado esta jornada sem a cooperação dos sócios do Moto Clube, a quem  a Diretoria deixa  um profundo agradecimento.  Da mesma forma aos amigos da Facção Monstro da cidade de Guaramirim que estarão conosco nesta caminhada. 

Certo que não poderíamos pretender tudo isso sem a presença e ajuda calorosa de  nossos amigos de outros Moto Clubes, que aceitaram ser parceiros nesta empreitada.  
Já iniciamos a 1ª fase de captação de recursos e as doações chegam de forma gradativa,  mostrando que o projeto revela  à opinião pública sua verdadeira intenção e que a Associação de Motociclistas Monstros Moto Clube revela sua missão e objetivos, norteados em seu Estatuto Social. 

Diante disso, esperamos apartir de agora, que o comerciante e o empresariado catarinense, unam-se  aos muitos cidadãos solidários que estão nos apoiando, pois tudo ficará devidamente registrado e documentado. 

Aguardamos vossa colaboração. ENTRE EM CONTATO. 

Antônio: 48- 8816-2840 - Secretário MMC
 
Abaixo esta o escopo do Projeto.  

 AJUDE-NOS a melhorar a vida de quem necessita de ajuda. 

PROCURE-NOS





O ESCOPO DO PROJETO



RODAS PARA A VIDA
Acelerando a Cidadania




São José, 04 de agosto de 2011




1. INTRODUÇÃO


O presente Projeto desenvolvido pela associação de Motociclista Monstros Moto Clube da cidade de São José, entidade de direito privado, sem fins lucrativos, com CNPJ- 07.531.088/0001-17, tendo sua sede na rua José Bernardo da Silva, 168, bairro Flor de Nápolis, cidade de São José-SC, visa atender os princípios elencados no seu Estatuto Social, definidos na missão e objetivo da Associação, em especial o contido no  inciso III do artigo Art. 5º de seu Estatuto Social, onde elenca suas finalidades, a saber: “A Associação de Motociclistas Monstros Moto Clube tem por finalidade:  I - Promover, estimular e difundir o motociclismo em âmbito Nacional, Estadual e Regional, em encontros, viagens, respeitando as leis em vigor.  II - Promover o desenvolvimento cultural e recreativo de seus associados e familiares.  III- Trabalhar pela união dos motociclistas, promovendo esclarecimentos, orientações e a interação entre indivíduos e grupos, bem como, unindo-os para Projetos sociais junto às comunidades carentes do bairro.”

É parceiro no Projeto o Conselho Comunitário de Segurança de Forquilhas – CONSEG-245, emitida pela Secretaria de Estado da Segurança Pública, em conformidade com o Decreto Lei Estadual 2.136/01 de 12 de março de 2001, bem como por seu regulamento, a funcionar na cidade de São José, estando definida como: “... entidade de apoio às Polícias Estaduais nas relações com a comunidade para a solução integrada dos problemas de segurança pública com base na filosofia da Polícia Comunitária, vinculados, por adesão, às diretrizes emanadas da Secretaria de Estado da Segurança Pública, por intermédio da Comissão Coordenadora dos Assuntos dos Conselhos Comunitários de Segurança.”

Partindo dessa premissa, elaborou-se o presente Projeto que contém as bases para o desenvolvimento de inúmeras ações comunitárias e finalizará com um evento musical no dia 04 de dezembro de 2011, em local público, com apresentações de bandas e/ou grupos musicais. A arrecadação de alimentos não perecíveis e bens de necessidades individuais aqui elencados, além de atividades recreativas envolvendo membros de Moto-clubes e comunidade visitante será nossos objetivo principal.  

O evento musical encerra o processo da arrecadação dos gêneros alimentícios, cadeiras de rodas e medidores de glicemia.Todo o arrecadado será entregue para as entidades filantrópicas escolhidas, especificamente direcionadas ao atendimento de crianças e ou idosos e ao público alvo cadastrado no Projeto, conforme banco de dados da Secretaria Municipal de Saúde, colhido junto ao Posto de Saúde do bairro de Forquilhas e região, cidade de São José, já definidas em Ata do dia 09 de julho de 2011 (ANEXO- 1).

O foco principal do Projeto será direcionado ao atendimento de pessoas com deficiência física motora e paciente com diagnóstico de diabetes em grau de atenção especial, conforme declaração médica.Pelo censo de 2000, o número de pessoas portadoras de deficiência no Brasil chega à 24,5 milhões, ou seja,  14,5% da população. Ninguém sabe ao certo quantos se movimentam em cadeira de rodas ou só caminham tateando o chão com uma bengala. Pelo censo, 26% dos portadores de necessidades especiais têm deficiência física ou motora. [1]
Já no tocante a prevalência do Diabetes, a matriz de cálculo, mostra valores bem significativos. Os dados de 1988 [último censo para a doença] já demonstravam uma prevalência média de 7,6% na população urbana brasileira entre 30 e 69 anos, com nada menos de um adicional de 7,8%, nessa mesma faixa etária, que apresentava tolerância diminuída à glicose. Assim, a dimensão real do problema, incluindo os portadores de diabetes e de pré-diabetes, de acordo com o conceito atual, aponta para uma prevalência de nada menos que 15,4% de portadores de condições crônicas que promovem um risco elevado de complicações cardiovasculares.[2]


2. JUSTIFICATIVA

Dentro dos pressupostos definidos pelo Moto Clubes Monstros, no intuito de atender as comunidades carentes, serão desencadeados diversos mecanismos de contato com outros Moto-Clubes, Associações Comunitárias, Comércio e Indústria de São José e região, providenciando as parcerias, apoio financeiro e logístico para o Projeto.

Já no tocante a escolha da parceria com o Conselho Comunitário de Segurança de Forquilhas-CONSEG-245, decorre do mesmo ter desenvolvido nos últimos anos excelentes trabalhos na atenção às comunidades carentes na região dos bairros Los Angeles, Forquilhas e Lisboa em São José/SC, trazendo para a região conquistas significativas na qualidade de vida e segurança daquela população.

O CONSEG-245 tem sua efetividade através de Carta Constitutiva, emitida pela SSP/SC, além de estar parceira das instituições policiais estaduais, tem em seu caráter estatutário, ampla possibilidade de atuação em diversas áreas de assistência social, sempre norteados pela filosofia de polícia comunitária.

Até a data do evento musical, definida para 04 de dezembro de 2011, serão desenvolvidas várias ações de arrecadação de alimentos não perecíveis, conforme a logística apresentada pelo Moto Clube Monstros e Moto-Clubes associados aos parceiros.  


3. OBJETIVO GERAL-

Conscientizar a comunidade da importância do trabalho voluntário desenvolvido pelo Moto Clube, possibilitando que visualizem na parceria com outras entidades e colaboradores o processo de ajuda comunitária, através de campanhas solidárias, educativas e norteadoras do processo de cidadania, vendo nas atividades do moto clube mais um modelo interação social.



4.OBJETIVO ESPECÍFICO

Oferecer a comunidade carente de São José, cadastrada no Projeto, bens de sua necessidade mais emergente: alimentos não perecíveis, cadeiras de rodas e medidor de glicose.
Promover evento musical congregando outros Moto-Clubes do Estado e comunidade.
Aproximar a comunidade através de ações solidárias, integrando entidades públicas e privadas, divulgando o trabalho social do Moto Clube e parceiros.
 Proporcionar as empresas e comércio em geral, a oportunidade de participar do Projeto como forma de auxiliar na construção de uma sociedade mais humana e cooperativa.


5) Pessoas  e Entidades Atendidas.

O Projeto definiu atender grupos específicos das comunidades, tais como pessoas com deficiência física motora irreversível e portadoras de diabetes em grau de elevada atenção.
Além dos itens a serem doados aos pacientes, o Projeto prevê até a data do evento musical, campanhas de arrecadação de alimentos não perecíveis, material de higiene e limpeza, que serão de imediato entregues às entidades escolhidas, a saber: Associação dos Portadores da Síndrome de Down – Amigos Down, localizada no bairro Ipiranga e a Creche da Eva  no bairro Forquilhas, ambas em São José.

O Projeto prevê durante sua execução, cumprindo sua meta inicial, a possibilidade de ampliar o número de cadastros e atender outras entidades assistenciais para o recebimento das doações, incluíndo cadeira de rodas e medidor de clicemia, desde que haja suporte financeiro para tal.

Grade demonstrativa: tem como objetivo dar conhecimento do público alvo no Projeto.

Crianças
até 12 anos incompletos
Adolescentes
12 a 18 anos

Jovens

Adultos
Idosos
60 anos ou mais
Diretos
Indiretos
Diretos
Indiretos
Diretos
Indiretos
Diretos
Indiretos
Diretos
Indiretos















5.1) Perfil da População Atendida

População
Nº de atendidos diretamente
Nº de atendidos indiretamente
Homem


Mulher


Criança


Entidades Assistenciais


Outras:






6. METODOLOGIA

A metodologia definida para a execução envolve as etapas de: (1) identificação e cadastramento da demanda, (2) definição do plano de desenvolvimento do Projeto, (3) acompanhamento e execução, e (4) fechamento e relatórios.

Quando do evento final , show musical, será autorizada a montagem de atividades de terceiros para venda de produtos a serem ainda selecionados pela Diretoria do Moto Clube, como permitidos, a saber: gêneros alimentícios de preparo rápido, produtos relacionados ao mundo do motociclismo, etc.,  cuja renda reverterá em favor dos atendidos pelo Projeto e para o custeio de eventuais débitos contraídos na preparação do evento musical, emitindo-se relatório financeiro aos final.

Os interessados em ofertar seus produtos ao público, deverão ter suas licenças e autorizações  em ordem e emitidas pelos competentes órgãos públicos fiscalizadores, sem os quais não poderão estar no evento final.




Objetivos Específicos
      Atividades                       Mês >
08
09
10
11
12
1.Doação de cadeiras de rodas e medidores de glicemia e alimentos para o público e entidades alvos

1.1 Composição das equipes de trabalho e divisão das tarefas
X
X



1.2 Elaboração e ajuste do modelo de trabalho
X
X



1.3 Levantamento e cadastramento da demanda

X
X


1.4 Realização dos contatos oficiais (setor público)
X
X
X
X

1.5 Contato com outros Moto -Clubes
X
X
X
X

1.6 Organização e aplicação da metodologia de trabalho
X
X
X
X

1.7 Organização e construção do plano para o evento musical .

X
X
X

2. Desenvolver ações de  proximidade com a comunidade e parceiros
2.1 Elaborar uma sistemática de ação  para a comunidade
X
X



2.2 Reunir as equipes de trabalho e definir o plano de ação.
X
X



2.3 Realizar encontros com parceiros e Moto clubes
X
X
X
X

2.4 Coleta e avaliação do feedback do Projeto

X
X
X

2.5 Contato com a Mídia

X
X
X

3. Proximidade com patrocinadores e apoiadores do Projeto
3.1 Sistematizar os contatos com os patrocinadores e colaboradores do Projeto
X
X
X
X

3.2 Realização de parcerias institucionais que oportunizem o bom resultado do Projeto
X
X
X
X

3.3 Reportar à equipe do Projeto as ações para motivação.
X
X
X
X

4. Preparação para o evento musical (show)
4.1 Contato com a Mídia

X
X
X

4.2 Material de propaganda

X
X
X

5. Divulgação  dos resultados  do  Projeto
Coletar, analisar e disseminar os resultados obtidos do Projeto.
X
X
X
X

Difundir os resultados através dos meios de comunicação (redes sociais) do 3º setor.
X
X
X
X

Fazer uso do  Website de divulgação do Projeto

X
X
X
X

6. Show
[04-12-2011]
-Montagem de Palco, tendas e logística de atenção às equipes.




X

[1] Instituto Brasileira de Geografia e Estatística- IBGE. Censo- 2000.. Rio de Janeiro-RJ. Site  www.ibge.gov.br. Acesso em 29-07-2011
[2] http://blog.diabetes.org.br/2006/08/30/a-necessidade-imediata-de-um-novo-censo-nacional-de-diabetes/. NETTO, Augusto Pimazoni. A necessidade imediata de um novo censo nacional de diabetes. Sociedade Brasileira de Diabetes, acesso em 29-07-2011.